CASA REGIONAL – SSA/BA

 

QUEM SOMOS?

MISSIONÁRIAS DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO E MARIA IMACULADA.

Nossa Fundadora: Maria Emília Riquelme y Zayas.
Local de fundação: Granada-Espanha
Data de fundação: 25/03/1896

ONDE ESTAMOS:

Países:
– Espanha
– Brasil
– Portugal
– Bolívia
– Colômbia
– Estados Unidos
– México
– Peru
– Angola
– Filipinas

No Brasil:
Bahia – Salvador, Alagoinhas, Boquira, Brumado, Ibicoara (Cascavel).
Santa Catarina – Tubarão
Brasília – Brazlândia
Piauí – Cocal de Telha.

Luanda – Angola faz parte da delegação do Brasil.

Nosso Carisma

Nosso carisma consiste em uma configuração com Jesus Eucaristia, tendo como ajuda e modelo a Maria Imaculada.

Deus fez aliança com o seu povo. Jesus Cristo realizou esta aliança e perpetua na Eucaristia, celebrando a Última Ceia com seus Apóstolos: ”Este cálice é a Nova Aliança do meu sangue; todas as vezes que vocês beberem dele, façam isto em memória de mim. Todas as vezes que vocês comem deste pão e bebem deste cálice, estão anunciando  a morte e ressurreição do Senhor até que Ele venha.” (1Cor 11,25-26).

Nossa Congregação vive e expressa este aspecto do Mistério Eucarístico com todo o seu conteúdo de Memorial, Bênção, Sacrifício e Banquete, através da adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento, da educação e pastoral paroquial. O núcleo ou parte essencial de nosso carisma é o Mistério Eucarístico. A celebração Eucarística é o centro e o eixo da Congregação e a adoração ao Santíssimo prolonga esta celebração no tempo e no espaço.

O estilo próprio e as atitudes que devem caracterizar e distinguir nossa vida devem ser as que emanam da Eucaristia: louvor, adoração, agradecimento companhia, acolhida, caridade disponibilidade, serviço, obediência, comunhão, unidade, humildade, amizade, presença, partilha… Vida que se concretiza na luta pela libertação de todos os homens e mulheres na sua totalidade. Vida que se contrapõe a não vida dos que padecem fome de pão, fome de instrução, fome de emprego, fome, de justiça social.

Maria em seu Magnificat, ante a realidade histórica de seu tempo fez uma exclamação que nos enche de esperança: ”O Senhor sacia de bens os famintos e despede os ricos sem nada… Derruba de seus tronos os poderosos e exalta os humildes…” A Eucaristia encarna esta esperança de vida e libertação.

 

NOVICIADO – SSA/BA

 

CASCAVÉL – BA

A Comunidade Maria Emília esta situada no distrito de Cascavel, Município de Ibicoara estado da Bahia, pertencente a Diocese de Livramento. Onde as Missionárias do SS. Sacramento desenvolve suas atividades pastorais.

A pedido da comunidade cascavelense para que houvesse um grupo de religiosas no distrito, o antigo pároco Nicivaldo, entrou em contato com Irmã Izabel de Assis Batista então regional, fez o pedido e ela providenciou a ida das missionárias para a comunidade, que já havia construído uma casa no local ,organizada com tudo, muito bem preparada a fim de que as irmãs pudessem desenvolver a missão.

As irmãs chegaram a Cascavel em 02 de Fevereiro de 2008, as três primeiras foram: Geidvan, Maria Ilma e Rosania, que foram acolhidas pela comunidade, pelo Bispo D. Armando Bucciol, pastor da Diocese de livramento e pelo  parco Padre Gilberto Santana dos Anjos.

Assim as Missionárias do SS. Sacramento seguem caminhando seguindo as pegadas do mestre sempre disposta a servi-lo através dos mais necessitados e de todos os que delas precisarem.

 

BRUMADO – BA

A fraternidade, São José, en Brumado-Ba , foi fundada em 19 de março de 1985, tempo a frente as irmãs:Sagrada Família, Ely Nascimento e Lúcia Yoshico Mukai. A chegadas das irmãs nessas terras foi marcada pela acolhida e hospitalidade por parte de Monsenhor Antonio Fagundes e toda comunidade paroquial, que com alegria e entusiasmo agradeceu a Deus pela presença solidária e fraterna das religiosas.

Desde essa época, muitas foram as religiosas que por aqui passaram, realizando a tarefa do anuncio e da evangelização, por meio de vários serviços e atividades.A comunidade religiosa estar inserida na paroquial Bom Jesus e nossa missão é a pastoral paroquial e a formação de lideranças

 

COCAL DE TELHA –  PIAUI

As Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada chegaram no dia 15/03/1991, na diocese de Campo Maior estado do Piauí. As primeiras irmãs que vieram formar a comunidade religiosa foram:Irmã Maria da Paz Prada Tato, Irmã Izabel de Assis Batista e Irmã Jucineide Almeida, foram acolhidas no palácio episcopal pelo bispo diocesano Dom Abel Nunes. No dia seguinte as irmãs acompanhadas pelo senhor bispo saíram em direção a paróquia dom Sagrado Coração de Jesus em Capitão de campos onde iriam desenvolver a missão.

A presença das missionárias na paróquia é ser, viver o carisma e evangelizar fazendo acontecer a educação da fé, antecedendo as diversas pastorais, movimentos e as comunidades eclesiais de base. A missão e desenvolvida através de algumas atividades, como: Catequese com criança, jovens e adultos na cede e zona rural, formação para  nubentes, pais e padrinhos para o batismo e alguns para o catecumenato; formação de coroinhas; visitas as famílias; encontro de formação com dizimistas; animação de círculos bíblicos, tanto na sede como na zona rural, acompanhamento com as coordenadoras missionárias do movimento Mãe Peregrina e celebrações eucarísticas mensalmente; assumimos ainda toda animação litúrgica; o zelo pela igreja; e todo secretariado da área pastoral, com ajuda de alguns leigos.

 

BRASILIA

Para falar da presença das Missionárias, no coração do Brasil, Brasília, é preciso saber um pouco da origem e realidade desta obra prima, legado do Presidente Juscelino Kubitschek, com o trabalho de 30 mil operários oriundos de todo o Brasil, especialmente do Nordeste. O projeto urbanístico, obra de Lúcio Costa e o arquitetônico de Oscar Niemeyer, sendo inaugurada em 21 de abril de 1960.

Brasília é uma cidade atípica na federação. Constituída por um território autônomo, dividido em 33 regiões administrativas, incluindo a capital Federal e sede do governo do Distrito Federal: Brasília. As demais cidades são conhecidas como cidades-saltélites, sem nenhuma autonomia administrativa; portanto, totalmente dependentes nas suas atividades econômicas e sociais da capital Federal. Por essa razão, não participam de eleições populares, pois suas equipes administrativas são meros cabides do governo da capital, Brasília.

Encontramo-nos na IV Região Administrativa de Brasília, Brazlândia.  Brazlândia é, no Distrito Federal, a cidade mais distante de Brasília, a 59 quilômetros do Plano Piloto. É também a que mais se diferencia do dia-a-dia da Capital Federal. A população atual de Brazlândia é de 57.542 habitantes.

Com um ritmo de vida interiorana e economia baseada na produção agrícola, tem história bem mais antiga do que a maioria das outras regiões administrativas do DF. Cheia de famosos nomes de famílias e pioneiros com histórias de épocas distantes. Hoje, Brazlândia é marcado por ambientes bucólicos, cachoeiras e bate-papo à beira do Lago Veredinha. Tem também grande potencial turístico, sendo muito procurado por suas festas agrícolas, como a do Morango ou a do Leite, e religiosas, caso da Festa do Divino ou o Encontro da Mãe com o Filho. Tanto a tradição agrícola quanto a religiosa tem raízes no começo do século 20, quando quatro famílias goianas e mineiras aportaram nas terras da chapada do Vão dos Angicos.

FUNDAÇÃO
A presença das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada não é um mero “acaso” como muitos confundem. É obra da sabedoria do Espírito Santo.

Quem deu o grande passo no escuro, foi a nossa, inesquecível e grande missionária, Irmã Regina Velanes Regis. Seu coração inquieto, como o de tantos missionários da Igreja de Cristo, não sossegou até encontrar, a enorme ceara do Rodeador, necessitando de operários corajosos e destemidos, que viessem pisar na lama, enfrentar poeira e os demais desafios do serrado agreste, em todas as dimensões da vida. Ela chega no dia 28 de janeiro de 1977.

Sozinha e com muito medo desafia o tempo e a história; começa a evangelização e, ao mesmo tempo, a educar as famílias, juntamente com as crianças e os jovens no conhecimento e na fé a Jesus Cristo, razão de todo seu amor e entrega, e a Maria, a quem tanto admirava e seguia seu exemplo de fidelidade e fé. Para isso construiu uma linda Igrejinha e simultaneamente uma escola onde ajudar a comunidade a sair da ignorância intelectual e profissional, e do isolamento das chácaras.

Mulher com uma personalidade marcada por diversos contrastes, tornando-a surpreendente e cativante. Águia ágil e veloz, busca de um lado e de outro, meios honestos e humanos que viessem facilitar a vida do “seu povo”.

Tendo o apoio de grandes amigos, foi colocada como Professora e inclusive Diretora, da rede de ensino do DF, no próprio Rodeador.

Apresentando-se como missionária do Senhor, apaixonada pela educação, em uma atitude de admirável entrega aos demais, de modo especial aos mais necessitados.Tudo o que recebia era em beneficio do seu povo. Nada retinha para si. Sua aposentadoria foi sempre muito bem canalizada, costeando estudos para jovens, sobretudo, estudos universitários, pois para ela, conhecimento é sinônimo de sabedoria, de autonomia e capacidade de comunicação e de relações interpessoais. Com o apoio de pessoas influentes conseguiu a integração social e trabalhista.

Irmã Regina promoveu, com o apoio de pessoas amigas, os agricultores, e alguns órgãos, cursos técnicos de formação profissional e inclusão social: “datilografia”, corte e costura, pintura em tecido, etc., em prol das pessoas do local.

Sua vida de fé estava sempre integrada a sua vida humana. Cultivou no povo a fé radical em Jesus Cristo, no Mistério da Eucaristia, sendo este alimento, consolo, conforto e medicina para todos/as aqueles/las que desejavam nutrir-se deste Pão de vida eterna.

Cansada e os anos pesando sobre seus ombros, pede a Congregação que assuma a missão. A Irmã Conceição Casals Pladelasala foi uma companheira fiel, nas horas mais incertas da sua caminhada. Conheceu-a de pequena e acompanhou sua trajetória, em muitos momentos.

A presença das Missionárias do Santíssimo Sacramento e Maria Imaculada no Rodeador, Brazlândia, Brasília – DF como educadoras da fé e da vivencia do amor fraterno deu-se com a vinda desta infatigável Mulher.

O memento chegou e algumas se dispuseram com alma, vida e coração. Inicialmente: irmã Theresinha Brito, Irmã Maria José Cavalcante que deu seguimento a obra com toda garra; Irmã Yoshiko Mukai, grande empreendedora na missão. E depois, muitas outras. Hoje, a comunidade composta por Irmã Izabel Nunes Filha, Irmã Yoshico Mukai e Irmã Zilmar Moreira Bonfim segue com alegria e entusiasmo esta significativa missão.

MISSÃO
Com sua enfermidade e morte, a Obra de Evangelização não parou. As Missionárias deram continuidade ao projeto missionário que até hoje vem oferecendo à comunidade local uma gama de atividades espirituais e pastorais, muito ricas.

Novas cearas vão surgindo e a presença silenciosa das Irmãs vai fazendo a diferença:
Na Comunidade da Capela São José, na Morada dos Pássaros; na Comunidade de Santa Terezinha na Radiobrás; na Comunidade da Santíssima Trindade, Radiobrás; Assentamentos Gabriela e Graziele; Comunidade Vale Dourado; Comunidade de Nossa Senhora Aparecida e em todo o Rodeador.

ATIVIDADES
1. Cultivo e nutrição:
• Da vida de oração pessoal e comunitária, espiritualidade recebida do Espírito Santo, por meio de sua Fundadora, Maria Emilia Riquelme y Zayas;
• Pela participação da Missa, Mistério Pascal de Jesus Cristo, nossa Vida e Ressurreição;
• Por meio da Missão Evangelizadora que emana da própria missão da Igreja, herança dos Apóstolos e outorgada pelo mesmo Jesus que veio como o Messias, o enviado do Pai para a Salvação da humanidade decaída.
• Pela Vida fraterna em Comunidade, fundamentada na vida da Trindade e no modelo de comunidade dos Apóstolos de Cristo.

2. Pastoral catequética:
• Etapas da iniciação cristã para crianças, adolescentes, jovens e adultos.
• Formação de catequistas e animadores de comunidades.
• Preparação para cursos de pais e padrinhos para o Sacramento do Batismo, para casais que desejam contrair o sacramento do matrimônio.
• Animação litúrgica da Comunidade cristã: Celebração da Palavra, preparação da comunidade para a celebração da Santa Missa.

3. Pastoral Juvenil:
• Acompanhamento pessoal, retiros, encontros, teatros, ministério da música, da liturgia, da pastoral social, etc.

4. Pastoral da familia:
• Visita domiciliar, apoio humano e espiritual; visita aos doentes; ajuda material.

5. Pastoral Social:
• Cursos da capacitação humana, de empreendedorismo rural (qualificação humana) por meio de Órgãos não governamentais para a inserção social no mundo laboral, por meio de:
• Curso para todas as idades por meio do DF Digital; Língua japonesa; cursos de empreendedorismo rural, associativismo e cooperativismo, prevenção de acidentes; curso para tratoristas; elétrica rural; panificação: confecção de pães, bolos, salgados e biscoitos; picles e conservas; culinária rural, aproveitamento integral dos alimentos, minhocultura, jardinagem, corte e costura, pintura em tecido, macramê, produtos de limpeza, etc.

6. Festas religiosas e culturais:
• Padroeiros das Comunidades com o apoio das diversas comunidades;
• Noite natalina: Eucaristia, corais e grupos com cantos natalinos, encenações e “Ceia” para todos os presentes, com a participação de toda a comunidade nos preparativos e colaboração de benfeitores e amigos;
• Festa junina, com o apoio de toda a Comunidade, especialmente com a comunidade japonesa e de benfeitores e amigos;
• Festa do Morango com os produtos derivados do morango: licores, geléias, compotas, etc.
• Dia da criança: com o apoio da comunidade e de pessoas amigas e benfeitoras.

7. Pastoral da acolhida:
• Nossa Comunidade acolhe e oferece o espaço físico a grupos de Igreja de várias Paróquias do DF para retiros de espiritualidade, grupos de oração; formação de agentes de pastoral; encontro de casais, jovens e crianças.
• Pessoas que aqui encontram um pequeno “Oasis” aonde refrigerar o seu interior, suas lutas, angústias, medos e inseguranças, suas tensões e conflitos. Muitos que aqui chegam, ao sair revelam haver encontrado paz interior, alegria, sentido de esperança e nutrientes para alimentar sua vida de fé, de esperança e de amor.
Somos muito gratas ao nosso Deus por Ele nos haver escolhido, consagrado e enviado a esta missão, em meio ao povo amigo e encantador, por seu espírito de abertura, acolhimento, capacidade de resistência, trabalho, luta, entrega, co-participação e co-responsabilidade nesta mesma missão, por Jesus confiada a nós e à sua Igreja.

 

ANGOLA

Conteúdo em atualização!

 

BOQUIRA – BA

Fundação da casa de Boquira no dia 02 de Fevereiro de 1972. O bispo nesta época se chamava Dom Silvério de Albuquerque e o vigário Pe. José Maria Vicnete.

As primeiras Irmãs: Ir. Elizabeth Almeida, Ir. Judite Furtado, Ir. Maria Terezinha Brito e Ir. Tereza Falcão.

Comunidade Coração de Maria – Boquira

Endereço: Rua da Mineração S/N  – Boquira – Ba

As pastorais assumidas pelas irmãs na paróquia são:

  • Educação na creche São José
  • Pastoral famíliar
  • Pastoral da catequese
  • Pastoral da juventude
  • Pastoral da criança
  • Grupo de Ministro Extraordinário da comunhão
  • Apostolado da Oração
  • Renovação carismática
  • As comunidades da Zona Rural.